Por

Testes na programação: Qual a importância deles?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acredite: por muito tempo se acreditou que a fase de testes na programação não era importante, pois custava caro demais. 

Duas pessoas programando - Testes na programação

Entretanto, ao longo dos anos, os testes na programação não somente se tornaram essenciais, como também mostraram que eles saem mais baratos que reparos durante a fase final: de uso.

Cabe aos profissionais que cuidam dos testes de softwares garantir que o produto chegue às mãos dos clientes o mais perfeito possível.

Quer saber mais sobre os testes softwares? É só continuar lendo!

Importância dos testes

Ninguém gosta de comprar um produto e ele apresentar problemas durante o uso.

Mulher usando o celular indignada com algo - Testes na programação

Por isso, os testes na programação são importantes, afinal, além de evitar esse estresse ao cliente, preserva a imagem da sua empresa.

Os testes irão garantir que aquele programa:

  • Resolve os problemas para o qual ele foi criado;
  • Não apresenta problemas de execução [trava, fecha de forma abrupta…]
  • Possui alto desempenho.

Tipos de Testes

Como vimos, a fase de teste é responsável por detectar possíveis “bugs” existentes que passaram despercebidos pela fase de desenvolvimento.

Pessoas discutindo sobre algo no computador - Testes na programação

Dentro dessa fase encontramos algumas categorias de testes na programação possíveis, como:

  • Segurança: este teste garante que o software não pode ser invadido, evitando que haja a perda de informações e má funcionamento do mesmo;
  • Usabilidade: dá a garantia de que o programa trará ao cliente uma boa experiência de uso;
  • Integração: testa como o software se comporta ao interagir com outros aplicativos bastante utilizados pelo usuário diariamente;
  • Carga e estresse: mede o nível de tensão que o aplicativo pode ter, para evitar que ele pare de funcionar de forma abrupta durante o uso.

Como melhorar a fase de testes na programação

Devido a sua crescente importância, a fase de testes ganha melhorias cada vez mais, de forma a aumentar a qualidade e velocidade desse processo.

#1 Terceirização

O ramo das terceirizações vem ganhando mais destaque atualmente, e logo ela foi implantada na área de testes de softwares, principalmente em empresas com poucos funcionários.

Quatro pessoas em frente a notebooks - Testes na programação

A vantagem da terceirização é (na maior parte das vezes) a garantia de um serviço de qualidade, graças à alta especialização dos profissionais.

Além disso, a empresa não precisa possuir uma equipe somente para isso, com vínculos trabalhistas, contratando o serviço quando somente for necessário. 

Por isso, essa opção se torna viável para as empresas menores.

#2 Automação

Como realizar o teste na programação de forma manual é lento, cansativo e com riscos de falhas de quem testa, as empresas têm investido mais na automação desse procedimento.

Inteligência artificial usando um computador - Testes na programação

Ou seja, tem surgido no mercado ferramentas voltadas para fases específicas do processo de testagem.

As fases de usabilidade e design continuam voltadas para os humanos, mas mesmo assim o uso de máquinas torna o processo mais rápido e com menos riscos de erros. 

Conclusão

Portanto, a fase de teste é extremamente importante para garantir que o produto chegue nas mãos dos clientes com a qualidade beirando a perfeição.

Assim, além de garantir uma experiência de usuário boa, traz visibilidade positiva a sua empresa e uma maior possibilidade de crescimento no mercado.

Por isso, não pule a fase de teste na programação, pois os prejuízos futuros podem ser bem maiores!

Está gostando de programação? Confira mais motivos para aprender a programar!

Veja Mais

O que um programador não é?

Se você está pensando em se tornar um programador ou já iniciou na programação ou está buscando um novo caminho profissional, é

Mercado dos Carros Elétricos

Sempre tive curiosidade de saber mais sobre os carros elétricos, escutei histórias dizendo que carro elétrico é coisa velha desde a época

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *