Acredite: por muito tempo se acreditou que a fase de testes na programação não era importante, pois custava caro demais.
Entretanto, ao longo dos anos, os testes na programação não somente se tornaram essenciais, como também mostraram que eles saem mais baratos que reparos durante a fase final: de uso.
Cabe aos profissionais que cuidam dos testes de softwares garantir que o produto chegue às mãos dos clientes o mais perfeito possível.
Quer saber mais sobre os testes softwares? É só continuar lendo!
Importância dos testes
Ninguém gosta de comprar um produto e ele apresentar problemas durante o uso.
Por isso, os testes na programação são importantes, afinal, além de evitar esse estresse ao cliente, preserva a imagem da sua empresa.
Os testes irão garantir que aquele programa:
- Resolve os problemas para o qual ele foi criado;
- Não apresenta problemas de execução [trava, fecha de forma abrupta…]
- Possui alto desempenho.
Tipos de Testes
Como vimos, a fase de teste é responsável por detectar possíveis “bugs” existentes que passaram despercebidos pela fase de desenvolvimento.
Dentro dessa fase encontramos algumas categorias de testes na programação possíveis, como:
- Segurança: este teste garante que o software não pode ser invadido, evitando que haja a perda de informações e má funcionamento do mesmo;
- Usabilidade: dá a garantia de que o programa trará ao cliente uma boa experiência de uso;
- Integração: testa como o software se comporta ao interagir com outros aplicativos bastante utilizados pelo usuário diariamente;
- Carga e estresse: mede o nível de tensão que o aplicativo pode ter, para evitar que ele pare de funcionar de forma abrupta durante o uso.
Como melhorar a fase de testes na programação
Devido a sua crescente importância, a fase de testes ganha melhorias cada vez mais, de forma a aumentar a qualidade e velocidade desse processo.
#1 Terceirização
O ramo das terceirizações vem ganhando mais destaque atualmente, e logo ela foi implantada na área de testes de softwares, principalmente em empresas com poucos funcionários.
A vantagem da terceirização é (na maior parte das vezes) a garantia de um serviço de qualidade, graças à alta especialização dos profissionais.
Além disso, a empresa não precisa possuir uma equipe somente para isso, com vínculos trabalhistas, contratando o serviço quando somente for necessário.
Por isso, essa opção se torna viável para as empresas menores.
#2 Automação
Como realizar o teste na programação de forma manual é lento, cansativo e com riscos de falhas de quem testa, as empresas têm investido mais na automação desse procedimento.
Ou seja, tem surgido no mercado ferramentas voltadas para fases específicas do processo de testagem.
As fases de usabilidade e design continuam voltadas para os humanos, mas mesmo assim o uso de máquinas torna o processo mais rápido e com menos riscos de erros.
Conclusão
Portanto, a fase de teste é extremamente importante para garantir que o produto chegue nas mãos dos clientes com a qualidade beirando a perfeição.
Assim, além de garantir uma experiência de usuário boa, traz visibilidade positiva a sua empresa e uma maior possibilidade de crescimento no mercado.
Por isso, não pule a fase de teste na programação, pois os prejuízos futuros podem ser bem maiores!
Está gostando de programação? Confira mais motivos para aprender a programar!