Por

O que de fato significa Back-end e Front-end?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Tanto o Back-end quanto o Front-end são fundamentais para o desenvolvimento de software.

Qual a diferença entre Back-end e Front-end?



Todos os sites que navegamos e acessamos, aplicativos em nossos dispositivos móveis, sistemas web que interagimos seja vendendo ou comprando, todos possuem essas partes essenciais que entregam o produto esperado.

O que é Front-end?

É tudo que conseguimos visualizar, clicar ou ter algum tipo de interação. Os dois objetivos principais são: capacidade de resposta e desempenho.

Nada mais desagradável que uma interface pouco amigável e que faça o usuário desistir. Por isso, o desenvolvedor deve garantir que o site se comporte de maneira normal, independente do tamanho da tela, que ela apareça corretamente nos mais diferentes dispositivos.

Principais linguagens Front-end:

Principais linguagens Front-end
  • HTML

Hyper Text Markuo Language, usado para projetar páginas na web com sua linguagem de marcação e hipertexto. O hipertexto define o link das páginas web e a linguagem de marcação é usada para definir a documentação de texto dentro das tags.

  • CSS

Por ser uma linguagem de design, simplifica o processo e deixa as páginas web mais apresentáveis. Permitindo que aplique estilos, independentemente do HTML.

  • JavaScript

Linguagem mais utilizada pelos navegadores do mercado, sem a necessidade de instalação de plug-in. É usada para interação do usuário junto a um site ou aplicativo.

O que é Back-end?

Diferente do anterior, este é a parte que ninguém vê, ou seja, tudo que o Front-end usa para entregar ao usuário de aplicativo ou site, é o Back-end que executa.

A união de ambos faz com que o resultado seja atingido e o produto concluído para o usuário final. No Back-end é que se define como o servidor irá fazer a comunicação com o banco de dados, bem como tratar a comunicação do Front-end com o servidor utilizado.

A comunicação é de forma objetiva, identificando o que funciona e o que não funciona, tratando os erros e minando a possibilidade de retorno do problema.

Principais linguagens Back-end

Principais linguagens Back-end
  • PHP

Hypertext Preprocessor, uma linguagem de script de uso geral, muito utilizada para o desenvolvimento web e pode ser embutida dentro no HTML.

É usado para construir aplicações e plataformas para vários dispositivos. É uma das linguagens mais populares e amplamente utilizada em computadores, sistemas de navegação para carros, parquímetros, smartphones e etc.

  • Python

Poderosa linguagem de programação, capaz de fazer uma variedade de programas complexos. Muito popular e feita para ser simples e prática.

Gostou de saber sobre as diferenças entre desenvolvedor Front-end e Back-end?

Continue navegando e conheça mais sobre o MUNDO da PROGRAMAÇÃO!

Veja Mais

O que um programador não é?

Se você está pensando em se tornar um programador ou já iniciou na programação ou está buscando um novo caminho profissional, é

Mercado dos Carros Elétricos

Sempre tive curiosidade de saber mais sobre os carros elétricos, escutei histórias dizendo que carro elétrico é coisa velha desde a época

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *