Por

Mercado dos Carros Elétricos

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sempre tive curiosidade de saber mais sobre os carros elétricos, escutei histórias dizendo que carro elétrico é coisa velha desde a época do Ford. Então resolvi dar uma estudada no assunto e tentar passar um pouco a respeito desse mundo que ainda é mistério para muito de vocês.

Existem pesquisas desde o início do século 20 para tentar viabilizar o carro elétrico, porém a indústria petrolífera sempre encontrava um jeito de tentar barrar a continuidade dessa ideia.

Carros ElétricosAlgumas montadoras até chegaram a criar protótipo de carros elétricos, nos anos 60 começou com a BMW, nos anos 70 a Gurgel e nos anos 90 a Chevrolet. Todas elas tiveram o mesmo problema: era muito caro criar um carro elétrico e comercializa-lo.

Só para que você entenda a problemática dessas montadoras, a tecnologia disponível na época não permitia criar carros para competir com os carros convencionais. Os motores elétricos eram muito grandes e pesados, não tinham a mesma potência de um carro convencional e custavam muito mais para serem produzidos.

Nos últimos anos muitos países na Europa estão criando legislações restritivas em relação a carros a gasolina ou diesel e isso está alimentando o crescimento da indústria dos carros elétricos.

Você talvez já tenha ouvido falar de Elon Musk, um empreendedor milionário que aposta em projetos nada convencionais. Ele segue o próprio instinto e um dos ramos em que ele possui negócios são os carros elétricos com a sua empresa chamada Tesla.

Um dos grandes problemas dos carros elétricos sempre foi a sua autonomia, ou seja, quantos kms ele consegue fazer com apenas uma carga.

Porém a Tesla em seu evento “Battery Day” no último dia 22 de setembro, anunciou uma versão poderosa do seu novo sedã Model S Plaid, diferente dos novos carros elétricos que costumam oferecer um velocidade máxima muito baixa e uma autonomia tímida, a Tesla informa que o novo sedã poderá alcançar 320km/h e percorrer 830km com apenas uma carga, tudo isso até o final de 2021 e por uma bagatela de aproximadamente R$ 780 mil.

Carro Elétrico pretoUm fato interessante sobre a Tesla é que todos os seus carros utilizam a mesma estrutura, e os upgrades são feitos via software.

Um exemplo é a própria autonomia do carro, que dependendo do valor que você pagar e quiser um carro melhor, não precisa comprar outro, basta fazer um upgrade via software.

Qual é a linguagem de programação utilizada em carros elétricos?

Em geral, é utilizada a linguagem de programação C. Para quem não familiarizado a linguagem C foi criada em 1972. É utilizada para criar sistemas operacionais, aplicativos de todos os tipos, drivers e outros controladores de dispositivos, etc.

E por ser uma linguagem extremamente portável, pode ser utilizada em qualquer plataforma, ela possui uma intimidade gigante com o hardware e te proporciona controle absoluto do que o hardware está fazendo.

Carros elétricos no Brasil

Carros Elétricos no Brasil

Segundo a Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE) voltou a crescer e no primeiro semestre de 2020 foi mais que o dobro do mesmo período de 2019, um aumento de 221% (de 2.356 unidades para 7.568).

Mesmo com a crise que afetou o país o mercado de veículos continuou crescente.

Abaixo temos uma tabela informando a quantidade de veículos elétricos emplacados no Brasil.

Mercado dos Carros Elétricos 1 Mundo da Programação

Mercado dos Carros Elétricos 2 Mundo da ProgramaçãoA ABVE informa ainda que apesar do número de autos eletrificados seja pequeno em relação ao total da frota, os indicadores contrasta com a queda de 50,5% na produção e 38,2% vendas/emplacamento da indústria tradicional, segundo dados da Associação Nacional os Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A Anfavea projeta recuo de 40% nas vendas este ano. Enquanto que o segmento de veículos elétricos caminha na direção oposta.

Abaixo colocamos uma tabela com os modelos, preços, autonomia, aceleração e velocidade máxima dos veículos elétricos vendidos no Brasil.

Mercado dos Carros Elétricos 3 Mundo da Programação

E você, já escolheu qual modelo vai comprar?

Já sabe como fazer um levantamento de requisitos de software corretamente?

Veja Mais

O que um programador não é?

Se você está pensando em se tornar um programador ou já iniciou na programação ou está buscando um novo caminho profissional, é

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *