Por

Matemática não é essencial para aprender programação

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Você sonha em aprender programação, mas desistiu porque tirava notas baixas em matemática na escola?

Assim como você, muita gente desiste de aprender programação por causa da matemática, pois pensa que é necessário ser um nerd na matéria para programar. 

Sequência de números binários - Aprender programação

Contudo, isso não é verdade e é possível sim aprender programação somente com conhecimentos básicos de matemática, como: divisão, soma, multiplicação e subtração.

Vou te contar um segredo: saber o básico de matemática é suficiente em cerca de 90% dos problemas de programação.

Se fosse preciso ter conhecimentos avançados de matemática, crianças de 12 anos (ou menos), que sabem somente o básico, não conseguiriam programar.

Até porque nas linguagens de programação mais usadas atualmente, a aplicação da matemática não se faz tão presente.

Por exemplo, no desenvolvimento web o uso da matemática é quase não aplicável.

Claro que alguns softwares possuem implementações com cálculos, mas a maior parte delas são básicas e com soluções facilmente encontradas na internet.

Além disso, essa área de desenvolvimento web é a que possui mais vagas no mercado de programação, facilitando a vida de programadores não amantes da matemática.

Então, eu não preciso saber nada de matemática para programar?

Também não é verdade!

Existem alguns campos da programação que o conhecimento matemático é necessário, como: inteligência artificial avançada, jogos 3D, criptografia, blockchain

Além de áreas específicas de ramos da matemática, como programas de estatística e probabilidade.

Livro de matemática com lupa colocada em cima -  Aprender programação

Entretanto, fique tranquilo, até porque são campos mais específicos da programação e que só vão cruzar o seu caminho se você quiser.

Por isso, apenas se seu sonho é ser um expert em programação, desenvolvendo grandes softwares, a matemática mais avançada pode acabar batendo na sua porta.

Mesmo assim, saiba que ninguém começa como um grande programador, então, esses conhecimentos matemáticos mais avançados podem ser adquiridos ao longo de sua carreira.

E a lógica? Ela não é essencial para aprender programação?

Sim, ela se faz bastante presente no campo da programação por isso, desenvolver seus conhecimentos matemáticos te ajudarão com a lógica da programação.

Imagem em um celular representando a ideia de "Lógica" - Aprender programação

Portanto, mesmo que seus conhecimentos em matemática de início sejam básicos, é bom que você os exercite, facilitando o uso da lógica no dia a dia.

Além disso, quanto melhor seu pensamento lógico for, mais rápido você conseguirá resolver os problemas e finalizar seu trabalho, tendo um rendimento maior.

E assim como a matemática te ajuda com a programação, o contrário pode também acontecer. 

Mesmo que você inicie seus estudos possuindo conhecimentos básicos de matemática, quando mais você for aprendendo programação e suas linguagens, mais o seu conhecimento matemático irá se aprofundar.

Por isso, não entre em desespero e muito menos desista! 

Conclusão

A matemática te ajudará na carreira de programador, sobretudo em áreas específicas, mas não é obrigatório ter uma graduação na área ou ter um grande conhecimento sobre a matéria.

Por isso, se o seu sonho é ser programador e era a matemática que te impedia, agora você não tem mais desculpas!

Que tal conferir 5 motivos para ser um programador e deixar a dúvida de lado de uma vez por todas?

Veja Mais

O que um programador não é?

Se você está pensando em se tornar um programador ou já iniciou na programação ou está buscando um novo caminho profissional, é

Mercado dos Carros Elétricos

Sempre tive curiosidade de saber mais sobre os carros elétricos, escutei histórias dizendo que carro elétrico é coisa velha desde a época

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *