Por

Você sabe a importância das comunidade de programação?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A comunidade de programação é um local voltado para troca de ideias, conhecimentos e atualizações em relação às principais tendências do mercado. Além disso, um ambiente perfeito para se informar sobre workshops, palestras, talks, entre outros.

Comunidade de programação

Para o profissional que está ingressando, essas comunidades de programação contam com várias pessoas dispostas a ajudar e sanar suas dúvidas de forma rápida, e, ademais, pode ter contato com visões diferentes sobre o tema.

A comunidade de programação se trata de um ambiente totalmente positivo para os profissionais, pois se trata de um grupo com objetivos em comum.

Desta feita, podemos afirmar que é um importantíssimo lugar para ampliar sua rede de contatos, ficar por dentro das novidades do mercado, e pode ser também um excelente ponto para compartilhar suas experiências e aprendizado.

Stack Overflow

Comunidade de programação - Stack Overflow

Atualmente, um dos sites referência para fazer parte de uma comunidade de programação é o: Stack Overflow. É um site de perguntas e respostas para profissionais e entusiastas na área de programação de computadores.

Funciona através de um sistema simples e eficiente; o site indica as últimas perguntas cadastradas, quantidade de resposta, visitas e votos.

Antes de criar uma pergunta, o usuário deve ater se ela não existe, pois caso contrário, o tópico poderá ser removido pelos administradores e receber pontos negativos.

Diferente de outras comunidades de perguntas e respostas, o sistema de pontuação e fechamento de perguntas, faz com que a plataforma remova perguntas de baixa qualidade e identifique respostas fracas.

Ferramentas de programação

Grandes ferramentas na área da programação surgiram devido aos crescentes movimentos nas comunidades de programação. As funcionalidades dessas ferramentas facilitam o trabalho cotidiano dos desenvolvedores, principalmente os iniciantes.

Destacamos duas principais:

  1. GitHub
Comunidade de programação - GitHub

Referência nessa área. É um repositório de códigos onde está à maioria de projetos open source de todo mercado de programação.

É uma rede social de desenvolvedores. Permitindo que você trabalhe em projetos colaborativos com desenvolvedores de todo o mundo, planejando e acompanhando o trabalho.

Hoje essa ferramenta abriga mais 100 milhões de projetos, alguns deles conhecidos mundialmente: WordPress, GNU/Linux, Atom, Electron, entre outros.

Você ainda pode criar o seu portfólio de programação nele!

Sourceforge - Comunidade de programação

Uma das principais ferramentas de código de programação aberto na internet. Tem como objetivo ajudar projetos de fonte aberta ser bem-sucedidos. Desta forma, precisando de algum exemplo de código para aprender, é um bom lugar para procurar.

Concluindo, as comunidades de programação são locais ideais e importantes para troca de ideias, compartilhar soluções e ficar por dentro das tendências da área de TI.

Aproveite os espaços e transmita os seus conhecimentos, explicando sobre linguagens, tecnologias, etc.

Gostou de saber mais sobre a comunidade de programação ?

Continue navegando e conheça mais sobre o MUNDO da PROGRAMAÇÃO!

Veja Mais

O que um programador não é?

Se você está pensando em se tornar um programador ou já iniciou na programação ou está buscando um novo caminho profissional, é

Mercado dos Carros Elétricos

Sempre tive curiosidade de saber mais sobre os carros elétricos, escutei histórias dizendo que carro elétrico é coisa velha desde a época

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *